quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Entrevista - Thiago "Big" Rabello - Rev. Modern Drummer Jan/2012




Olá pessoal,

A revista Modern Drummer de Janeiro/2012 vem com muitas novidades, entre elas uma entrevista que fiz com o baterista Thiago Big Rabello.

A seguir, um pequeno trecho, e mais informações no link:

http://www.moderndrummer.com.br/?area=materia&colid=6&matid=136


Thiago “Big” Rabello, baterista e produtor, é um daqueles músicos que atravessam as intrincadas “vilas” musicais, fazendo o complexo parecer simples. Através desta entrevista dada à MD, ele prova que para a música soar bonita e complexa, deve haver uma transparente naturalidade nos estudos, gravações e shows. Tudo em sintonia com o resto da banda, com um mix de vínculo musical e pessoal.



Isso é mostrado particularmente nos projetos em que ele está envolvido no momento, que vai desde a bem sucedida gig com a cantora Dani Gurgel, que atravessa um merecido sucesso na cena da boa música, até gravações com artistas que vão de um extremo a outro em termos de estilos musicais.



Essa naturalidade vem de sua descendência musical. Incentivado pelo pai Luiz Rabello, começou a tocar aos 12 anos de idade. Vamos então à simples versatilidade de um músico que torna a bateria contemporânea mais visual e gostosa de seu ouvir.

MD: Olá Thiago, em quais projetos você está envolvido no momento?



Thiago “Big” Rabello: Eu faço de tudo um pouco. Além dos discos da Dani Gurgel, Ana Cañas e Tatiana Parra, também gravei recentemente no disco novo do Pedro Mariano, com quem estou fazendo shows. Gravei o DVD comemorativo de 40 anos do Chitãozinho & Xororó (Nova Geração), Luan Santana, João Bosco e Vinicius. Acabo de gravar o disco do Filipe Catto e estou produzindo, no meu estúdio, um projeto pessoal que se chama "Coletivo Urbano", que é um mix de artistas independentes de vários estilos que moram em São Paulo.

MD: Nos projetos que você atua, há uma grande mistura tanto da música brasileira com o lado jazzístico, como com o pop também. Na composição dos arranjos da bateria, qual é o seu principal papel?
Complementar texturas, criar um ritmo que encabece a organização principal de uma composição, enfim qual o seu grau de envolvimento na criação dos arranjos e da produção final?


Thiago “Big” Rabello: Minha maior preocupação é deixar a música fluir. Toco para a música e para o conjunto, nunca para a bateria em si.

MD: Você tem algum outro estilo musical que já tenha tocado e que gostaria de tocar um dia novamente?


Thiago “Big” Rabello: Meu dia a dia é bem variado. Não tenho um estilo preferido, mas recentemente comecei dois projetos instrumentais, que era algo que não tocava fazia tempo. Um é o trio do Cesar Camargo Mariano, com quem toquei no Goyaz Jazz Festival, em janeiro (2011), e o outro é o disco da Débora Gurgel.

MD:
Você acha que a disposição das peças do kit da bateria, como os tons, por exemplo, pode determinar uma melhor performance do baterista, ou o baterista de alto nível deve ter a vocação para tocar em qualquer tipo de kit a qualquer momento?



Thiago “Big” Rabello: Acredito que a postura do baterista e a maneira de montar o kit fazem o rendimento aumentar mil por cento. É muito difícil "dar canjas" e tocar em qualquer kit que não seja o seu – você acaba não rendendo como renderia se estivesse com seu kit.

MD: Polirritmia e ritmos quebrados fazem parte de seu dia a dia. Além de você dar vários dribles com o seu tocar, que ritmos já te deram muitas rasteiras?

Thiago “Big” Rabello: Todo ritmo tem a sua dificuldade. Meu maior desafio é fazer com que todos eles soem simples. A maior rasteira que tomo é quando acerto a técnica, mas não sai natural.


Continua na edição 110 - jan/2012...









.

Nenhum comentário: